quarta-feira, 16 de abril de 2008


Arte digital

“É aquela produzida em ambiente gráfico computacional. Utiliza-se de processos digitais e virtuais. Inclui experiências com net arte, web arte, vídeo-arte, etc. Tem o objetivo de dar vida virtual as coisas e mostrar que a arte não é feita só a mão” (Wikipedia).

Contudo a arte digital não se refere simplesmente a efeitos e manipulações fotográficas feitas por qualquer usuário com conhecimentos técnicos em informática. Assim como a arte tradicional o artista digital necessita ter noções estéticas e de composição para utilizar softwares que simulação a pintura e desenho para criar seus trabalhos. Esses trabalhos podem ser apreciados nos ambientes digitais(virtuais) ou em mídias tradicionais.
A imagem passou a ser uma matriz de códigos números, que podem ser sempre alterada, armazenada na memória de um dispositivo eletrônico qualquer. A imagem, nesse caso, assume um caráter altamente sintático e sua novidade está no modo em que é produzida, na sua poética e na possibilidade de interação que ela traz.
Estamos vivendo uma nova revolução, a revolução digital, e a Arte, assim como outra área do conhecimento, não se afastou ou se fechou em suas teorias e técnicas, mas, se mesclou e se encontra intimamente envolvida com esse novo desafio. Mudaram apenas as ferramentas, mas, a necessidade de criar e transformar, continuam presentes no espírito humano.
Tenho realizado várias pesquisas sobre arte digital e sua evolução. Realizei uma oficina com o apoio da Funarte onde apresentamos as novas ferramentas e discutimos poéticas, vantagens e desvantagens da arte digital. Realizei alguns trabalhos e estou fascinado com as possibilidades que esta nova ferramenta pode proporcionar.
Nos últimos anos a evolução tecnológica e desenvolvimento de softwares que simulam algumas ferramentas tradicionais de desenho e pintura mostrou que podemos realizar os mais diversos trabalhos artísticos. O aprimoramento das ferramentas e programas dão ao artista uma gama de possibilidades muito grande e criam uma pintura ou desenho muito próximo(visualmente) ao trabalho de arte tradicional.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi fofs!
sou suspeita p comentar o seu trabalho adimiro td que vc faz, gostei do texto, vc mais uma vez contribuiu com informacoes novas p minha cabeca dura...
bjs